Doses homeopáticas

13 Jan

Cansei de ir ao otorrino e ser bombardeada de cortisona, antialérgico e companhia, tudo para conseguir fazer o que um ser humano deveria nascer fazendo: respirar.

Quem tem rinite perde muita coisa do mundo olfativo e inclusive do palatável, já que estes sentidos estão interligados. Um livro antigo, um gato, uma friagem e pronto: trava tudo. Sebo, só virtual. Espanador, Ave Maria. Carpete, cortina, bicho de pelúcia, vade retro.

Foi assim, até eu conhecer Sambucus Nigra. Não, não é nenhum pai de santo. Resolvi ir a uma homeopata, como disse, cansada de me entuchar de remédios que faziam efeito a curto prazo e sintomas que voltavam a cada ano. A consulta já é diferente, afinal, que médico pergunta do que você tem medo, a não ser o seu terapeuta? Praticamente uma sessão, sem divã.

A primeira fórmula não fez efeito, nem a segunda. Podia ter desistido, mas liguei no consultório e ela me receitou Sambucus. E eis que o nariz começou a desentupir. O ar no septo, o septo no ar. Mucosas recebendo oxigênio. Inacreditável.

Pesquisando, descobri as discussões que questionam a eficácia da homeopatia, grupos a favor e contra. Não há explicação exata para os seus efeitos, mas já foi reconhecida como área da medicina. Cada remédio corresponde a uma personalidade, algo do tipo astrológico. Os nomes são divertidos: Nux vomica, Pêlo de gato, Borax. Segue a lógica de que as doenças são um desequilíbrio do corpo e o remédio restaura este equilíbrio, fazendo você voltar naturalmente ao seu estado saudável.

Tudo isso me faz pensar quantas coisas a gente não consegue por pura ansiedade. Devemos encarar a homeopatia como deveríamos encarar tudo na vida: com paciência. Insistir, não desistir. Mudar uma rota, dobrar uma esquina, até encontrar o caminho certo. Porque quando ele for o certo, você vai saber.

Demorou um pouco, mas encontrei meu Sambucus. Um marco, fim da minha vida fanha. Dou o telefone da doutora, mas já aviso: consultas, só para daqui a dois meses.

Advertisements

2 Responses to “Doses homeopáticas”

  1. mariana February 15, 2012 at 4:20 pm #

    adorei jú. eu queria ter mais paciencia para fazer homeopatia… será que eu consigo?! beijos

    • Juliana Furtado February 15, 2012 at 4:39 pm #

      consegue sim! só precisa ter paciência no começo, aí depois que vc vê que funciona é tranquilo!!! vai!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: