Greve

30 Sep

Na hora do comercial, um chuvisco na TV. O jornal com calhau em todas as páginas. O outdoor (onde é permitido) caindo aos pedaços de ficar ao tempo. Os sites com banners do mês passado.

De todas as categorias profissionais, acho que os publicitários são os únicos que nunca pensaram em fazer greve. Pelo menos, nunca fui convidada. Fico aqui imaginando uma passeata na Paulista: a classe carregando bandeiras-layout, na luta por melhores condições de trabalho.

Número um, sobre varar noite: proibido.

Número dois, sobre prazos: nada de hoje para amanhã, muito menos de hoje para hoje.

Número três, refações: duas, no máximo.

A greve dos Correios está um inferno. Milhões de encomendas e correspondências paradas, contas atrasadas, aniversários frustantes sem presentes. Agora, também a dos bancários.

A questão é que só quando um serviço é paralisado se percebe a importância que ele tem (aliás está aí o valor desse tipo de ação). Não imaginei que eu dependesse tanto dos Correios, até me deparar com a greve e não receber minhas coisas. O que aconteceria com uma greve dos publicitários? Dinheiro escorrendo pelas mãos dos clientes, marcas mudas, comunicação falha. Talvez um jeito de serem mais valorizados, num mundo em que as empresas tem cada vez mais medos, traduzidos em excessivos guidelines, refações e carteiradas.

Aproveitando: carteiros, voltem pelamordedeus.

Advertisements

6 Responses to “Greve”

  1. Iris Jonck September 30, 2011 at 3:49 pm #

    Não sei porque, mas acho que não somos tão importantes assim… para todo mundo sentir falta, mas foi muito louco vc ter feito o exercício , pois como vc disse jamais pensaríamos nesta hipótese, imagina como seria? bjs grande amiga!

    • Juliana Furtado October 3, 2011 at 4:53 pm #

      Triste pensar que não somos importantes, né? Acho que a comunicação é um setor importante, mas na propaganda sempre vai estar presente o lado capitalista, o lado negro… bjos!

  2. Érika Mateos September 30, 2011 at 5:47 pm #

    Não fossem as faculdades cuspindo publicitários médio-porte (pra não dizer medíocres) à torta e a direita por aí, e cliente fazendo o briefing junto com o próprio job, até acho que as reinvindicações teriam alguma coerência. O problema é que na atual situação, nem mesmo a propaganda boa é valorizada, que dirá os bons publicitários. Mas enfim, quanto aos correios, concordo plenamente! Que venham minhas muambas da China e do Ebay, e logo!!!

    • Juliana Furtado October 3, 2011 at 5:14 pm #

      Pois é, a desvalorização reina, e nós aqui ralando! bjos!!!

  3. Cako September 30, 2011 at 7:39 pm #

    Você ainda esta na vantagem como publicitária, e eu como designer?
    Qualquer que se julga criativo, poe um designer/design no nome.

    Sim, venham as coisas do Ebay.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: