Indigestão

12 Apr

Este texto é uma homenagem a Pequena Miss Sunshine. Eu, que já achava o filme brilhante com sua sátira aos concursos infantis de beleza, elevei-o a obra-prima depois do que vi no fim de semana passado: o concurso real.

Pouco vejo TV, mas naquele fim de domingo estava fuçando os canais, até parar no Pequenas Misses, do Discovery Home & Health. Difícil descrever o que senti ao ver meninas de 3 a 10 anos vestidas como bonecas, maquiagem até não poder mais e penteados espalhafatosos, subindo ao palco com sorrisos artificiais e dancinhas patéticas em direção a um bando de progenitoras alvoroçadas na platéia. Quase vomitei.

Pensei em desligar, mas algo me prendia na tela: até onde iria aquilo? Continuei, retorcendo-me no sofá. Seguiram-se os depoimentos das mães, as cabeças de tudo, revelando uma doença crônica da modernidade: a falta de valores – ou que outra coisa faria uma mulher atirar sua cria aos leões de uma competição tão cruel?

No dia seguinte, minha amiga Cris enviou uma reportagem do Estado de S. Paulo sobre o Fashion Weekend Kids, onde mini-socialites desfilam dentro e fora da passarela, com bolsinhas Givenchy a tiracolo. Assustador. O que mais querem na vida é juntar suas mesadas para comprar um Chanel ou Dior. Ao lado, lá estão elas: as mães, mais uma vez. Assinando embaixo e criando monstros para o futuro.

Mães frustradas, que encontram nesse circo de superficialidade um sentido para suas vidas, frustrando as próprias filhas – hoje ou amanhã. Psicológico? Patológico? Freud deve explicar.

Ontem, descobri que o Discovery Home & Health só pegou aquele dia em casa porque a NET estava aberta. Vou guardar o sal de fruta.

Advertisements

4 Responses to “Indigestão”

  1. Luiz Furtado April 16, 2011 at 6:33 pm #

    Ótimo post! Agora sim está no seu nível de escrita! rs Parabéns!!!

  2. mariana November 3, 2011 at 3:19 pm #

    Jú. um dia eu assisti esse horror das pequenas misses do Discovery H&H (eu adoro esse canal!) e a menininha falava: mãe, t’doendo meu cabelo (a mãe estava fazendo escova no cabelo da criança de 5 anos) e a mãe disse: você tem que ganhar esse concurso pra mamãe, você tem que ganhar…

    meu deus, que gente é essa?!?!?!

    • Juliana Furtado November 3, 2011 at 5:14 pm #

      Elas tentam suprir suas frustrações na criança. É desumano.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: