Ponto pra você

27 Mar

Em quantos programas de pontos você se cadastrou hoje?Esses dias, por exemplo, descobri (lembrei) que estou cadastrada no da farmácia. E resolvi perguntar como funcionava, ou seja, quando é que vou ganhar uma recompensa depois de tanto demonstrar minha fidelidade ao estabelecimento. A moça do caixa simpaticamente disse que quando eu juntar 500 pontos, posso trocar por produtos. E quantos eu tenho? Ah, é só ir até o balcão e pedir para imprimir o papel de ofertas e ali você pode ver seus pontos. Fica pra próxima.

Tem também o do supermercado. Já atingi um nível em que posso resgatar 20 reais. Depois de mais de um ano de compras. Resolvi esperar mais um pouco para resgatar 50. O que nunca irá acontecer, pois quem está cadastrado é meu marido, pessoa que abomina qualquer tipo de burocracia ou conversa com telemarketings. Só ele pode ligar para a central e resgatar os tais pontos, ou seja, forget it. Mas que a gente continua firme e forte a colocar o CPF em todas as compras, ah, continua.

Sem falar da ilusão das milhas para trocar por passagens aéreas. Nunca consegui fazer uma troca decente, pois a única vez em que usei, tive que dar um considerável “money” pra complementar. Bela vantagem. Vira e mexe vem os e-mails de promoção: milhas reduzidas! Uma felicidade vem lá de dentro, uma coceirinha para encontrar um novo destino a preço de banana e lá vai você para o site. Nada feito. O site sai do ar, os destinos que te interessam continuam com preços astronômicos, a promoção não se adequa ao seu perfil de cliente (escrito em letras minúsculas), e o meu breve ímpeto de passar um feriado na Amazônia cai por terra. Mas continuo transferindo cada pontinho para os programas de milhas – tenho dois. De repente é porque ajuda a limpar um pouco a consciência na hora de fazer uma compra parceladíssima no cartão – afinal, estou ganhando pontos.

Meus amigos que vivem trocando milhas por passagens devem estar boquiabertos agora. O que posso fazer se pra mim não funciona?

Nem George Clooney no filme Amor sem escalas sabia porque é que estava juntando tantos pontos. Aliás, sabia: seu maior objetivo era conseguir 10 milhões de milhas e, assim, ser a sétima pessoa no mundo a ter um cartão ultra vip. Juntar por juntar.

Então, pra quê? Começo a acreditar que o maior ganho é puramente psicológico: o fato de saber que estamos obtendo vantagem sobre alguma coisa já é a própria vantagem. E assim vamos alimentando nossos sonhos. Que vão desde um descontinho nas compras até uma viagem transcontinental. Quem sabe não entra no catálogo uma passagem para a Lua?

4 Responses to “Ponto pra você”

  1. Francisco April 5, 2011 at 10:27 am #

    Na minha visão, vc tem que racionalizar a vida, sua mente fica mais leve,já chega a qtde de senhas a serem armazenadas, hoje tenho que guardar 13, algumas estão anotadas em papel, chega de Smart, NF Paulista,Milhas,pontos da farmácia, do mercado, do posto, isto tudo podemos chamar de cartões de fidelidade, o que manda é o desconto e a facilidade para comprar. Isto me lembra venda de atraque, o vendedor fica na frente do estabelecimento e força o pseudo cliente a entrar e comprar alguma coisa, já com os os cartões e promesas de de brindes há mais sutileza, porque o público é outro, mais o objetivo é o mesmo, fidelizar o vivente. tchau!

  2. mariana November 3, 2011 at 3:08 pm #

    jú, eu gasto até 1,50 no cartão de crédito com a ilusão das milhas! mas posso te falar. vou e voltarei de porto de galinhas no ano novo com milhas do cartão de crédito! deu certo!!!
    ahhh, e o CPF na nota, peço todo dia!!

    • Juliana Furtado November 3, 2011 at 5:13 pm #

      Oi Mari! Vc falou que ia ler tudo e leu mesmo né!!! Então, continuo juntando milhas e outro dia consegui usar, mas gastei muitas pq não peguei promoção. Mas já é alguma coisa né!!! Tb coloco o CPF! bjos!!!

Leave a comment